O Livro de Apocalipse é um livro de conclusão. Em Gênesis vemos a revelação do propósito de Deus: ter o homem como Sua imagem e semelhança para representá-lO na Terra e ter comunhão com Ele Mas o diabo tentou frustrar este propósito levando o homem à queda. A história de como Deus resgatou os homens, a redenção, e a sua conclusão é contada em Apocalipse. No último livro vemos que Deus nos fez reino e sacerdotes (Ap 1.6). Um dos objetivos de Apocalipse é mostrar o estabelecimento do reino de Deus. O Senhor está restaurando o Seu direito sobre a Terra, para fazer dela o Seu reino (Ap 11.15). Quando Cristo veio, Ele introduziu o reino de Deus (Mt 12.28; Lc 17.21). Esse reino foi aumentado por meio da Igreja (Mt 16.18,19). Mas, por outro lado, o reino de Deus ainda virá quando Cristo e os crentes vencedores reinarem sobre a Terra no reino milenar (Ap 2.26,27; 12.5; 20.4;6). Assim, vemos em Apocalipse, a conclusão do propósito de Deus declarado em Gênesis. O reino é para representá-lO em autoridade e o sacerdócio para expressá-lO em santidade. Apocalipse também é importante porque vemos ali a conclusão de Deus a respeito da serpente. Descobrimos porque Deus tem tolerado a ação de satanás na Terra. Apocalipse é, portanto, a conclusão de quatro tópicos principais: o propósito de Deus; a redenção do homem; a Igreja e o destino de satanás. A revelação A revelação básica do livro de Apocalipse é do Senhor Jesus, da Sua pessoa. O testemunho de Cristo é a Igreja. Por um lado esta é a revelação de Cristo, e por outro o Seu testemunho. Apocalipse 21.23 diz que Deus é a luz e o Cordeiro, é a lâmpada, mas agora sabemos que a Igreja é representada pelos candelabros em Apocalipse 1.12-20. Nesses versos temos Cristo andando no meio dos candelabros de ouro. Estes candelabros representam a divindade do Senhor. Podemos dizer também que esses candelabros representam a luz que está resplandecendo no meio das trevas desse mundo. Por fim, esses candelabros possuem a característica de serem basicamente iguais. Quando o Espírito de Deus se move nas igrejas elas se tornam muito semelhantes. Tentar ser diferente é vaidade humana. 1. A grande multidão (7.9-17) 2. A mulher com o filho varão (12.1-17) 3. As primícias e a messe (14.1-5;14-16) 4. Os vencedores sobre a besta (15.2-4) 5. A noiva (19.7-9) 6. O exército (17.14; 19.14-19) 7. A Nova Jerusalém (21.1-22.5) Eis que vem com as nuvens 1. O aspecto secreto Vejamos alguns aspectos de como Cristo virá: a. Como ladrão (Ap 3.3; 16.15) b. Em hora desconhecida Nenhum ladrão diz de antemão a hora de sua chegada, por isso será em hora desconhecida (Ap 3.3; Mt 24.36). c. Para buscar os vencedores d. Como recompensa aos crentes vigilantes Apocalipse ainda nos diz que Jesus virá como a estrela da manhã (Ap 2.28), mas Malaquias 4.2 fala que virá como o sol. Se você quiser ver a estrela da manhã deve estar acordado bem cedo quando todos estão dormindo. Mas com respeito ao sol não precisamos fazer coisa alguma. 2. O aspecto às claras a. Será visto por todas as tribos da terra b. Será no fim da grande tribulação c. Virá nas nuvens d. Ele virá com os santos vencedores Companheiro na tribulação, no reino e perseverança Estar em Cristo é desfrutar da salvação, graça e toda sorte de bênção. Estar em Jesus por sua vez é participar do Seu sofrimento. O nome “Jesus” denota um homem de dores, conforme Isaías 53.3. Estar em Cristo é ser participante daquilo que Ele passou quando estava na Terra. É sofrer por Cristo, reinar com Ele e perseverar até o fim.
Somente nesse Livro vemos Cristo como o sumo sacerdote cuidando das Igrejas (1.13-16), como o Cordeiro que foi morto, como o Leão da Tribo de Judá (5.1-6.1). Cristo aqui possui sete olhos (5.6) e uma espada afiada sai de Sua boca (1.16).
Existem vinte e seis descrições do Senhor em Apocalipse. Dentre estas podemos destacar: a Fiel Testemunha (1.5; 3.14); o Primogênito dos Mortos (1.5); o Soberano dos Reis da Terra (1.5); o Santo (3.7); o Verdadeiro (3.7); o Fiel (19.11); o Esposo (21.2); o Outro Anjo (7.2; 8.3).
O testemunho de Cristo (vv. 2,3)
A Igreja representa uma grande multidão redimida de todas as tribos, povos e línguas.
A mulher no capítulo doze representa todo o corpo do povo de Deus e o filho varão a sua parte mais forte. O filho varão simboliza os crentes vencedores que existem na igreja.
O filho varão será arrebatado para o trono de Deus e depois disso o dragão perseguirá o resto da mulher. Depois que o filho varão é arrebatado, satanás é expulso dos céus.
A Igreja é como uma lavoura que precisa crescer e se tornar madura. A parte da lavoura que amadurece primeiro é chamada de primícias. Estas serão arrebatadas para Sião antes da grande tribulação. A messe estará amadurecida perto do fim da grande tribulação. A perseguição será como o forte sol que amadurecerá a colheita dos santos.
Aqueles que ficarem para a grande tribulação terão necessariamente que se tornarem vencedores, porque terão de vencer a besta e a sua marca.
No final, a noiva estará ataviada e vestida de linho finíssimo pronta para as bodas do Cordeiro.
No final dessa era, o anticristo juntará os exércitos da Terra para guerrearem contra Cristo e o Seu exército. O exército do Senhor é formado pelos chamados, eleitos e fiéis que se acham com Ele.
O testemunho final de Jesus será a Nova Jerusalém, a consumação final do propósito de Deus; e será composta de todos os redimidos do Senhor por toda a eternidade.
A dedicatória às igrejas (v. 4-8)
A saudação de João envolve as três pessoas da trindade. Primeiro o que era, é e será, referindo-se a Deus. O segundo, da parte dos sete espíritos de Deus, está referindo-se ao Espírito Santo. O último, a fiel testemunha, o primogênito dos mortos, o soberano dos reis da Terra, refere-se a Jesus Cristo. Se compararmos o verso 8, veremos que Jesus é Deus, pois Ele é o Alfa e o Ômega.
A volta de Jesus tem dois aspectos — antes e depois da grande tribulação. O primeiro será secreto; o segundo às claras. O primeiro aspecto nós também chamamos de arrebatamento dos crentes vencedores.
O Senhor virá como ladrão para buscar coisas preciosas, o Seu tesouro (Mt 24.40,41; Ap 3.3; 16.15).
Lemos em Apocalipse que o filho varão foi arrebatado até o trono de Deus (Ap 12.5). Nós veremos mais tarde que esse filho varão representa os crentes vencedores.
(Mt 24.42-44)
Não existe muita clareza se a terra mencionada em Apocalipse 1.7 refere-se a todo o planeta ou apenas a Israel. Baseados em Zacarias 12.10 é provável que se refira apenas a Israel. (Mt 24.27;30).
A vinda secreta do Senhor, que chamamos de arrebatamento, ninguém sabe quando será o tempo, mas os sinais são perfeitamente claros na Palavra de Deus, acontecerá antes da grande tribulação (Mt 24.15,21). Já a vinda às claras será depois da grande tribulação (Mt 24.29,30). Será quando soar a última trombeta (a sétima). A última trombeta marcará o final da grande tribulação (1Co 15.52; 1Ts 4.16; Ap 18.1) e o anticristo se manifestará antes da vinda do Senhor (2Ts 2.1-4;8).
De acordo com Atos, o Senhor virá da mesma maneira que subiu ao céu (1.11,12). Uma vez que Ele subiu do monte das Oliveiras é de lá que Ele virá (Zc 14.4; Ap 1.7; 14.14).
Juntamente com os vencedores, o Senhor estabelecerá Seu reino sobre a Terra (Ap 16.12-16; 17.13; 19.11-21;)
Rádio Líder Gospel
quarta-feira, 8 de junho de 2011
O Livro de Apocalipse é um livro de conclusão
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