Rádio Líder Gospel

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

TEMPO - Use-o da melhor maneira possível.

por Josué Gonçalves


“Perder tempo é perder a moeda de maior valor que possuímos, é irrecuperável” (J.Gonçalves).

“Se você encontrar uma serpente, mate-a . Não nomeie uma comissão para tratar de serpentes” (H. Ross Perot).

“Faça o importante, não o urgente” (Anônimo).

É verdade que o tempo é uma das coisas mais indefiníveis e paradoxais: o passado já se foi, o futuro ainda não chegou, e o presente se torna o passado, mesmo enquanto procuramos defini-lo, e como se fosse um relâmpago, num instante existe e se extingue. Na maioria dos casos, a análise revela que, com alguns ajustes, o indivíduo poderá produzir muito mais, com menos dispêndio de esforços. Isto podemos chamar de “trabalho inteligente”
Quando o líder assume mais compromissos do que pode – para não “decepcionar” os outros, ainda que isso lhe custe horas de sono, refeições feitas às pressas, autocrítica excessivamente negativa ou, ainda, uma úlcera nervosa – se pressiona tanto para dar conta de todos os compromissos assumidos, que termina ficando estressado física e mentalmente, esta é a maior evidência de que há necessidade urgente de rever a forma como se está administrando o tempo.
O Jornalista, cientista, diplomata e inventor norte-americano Benjamin Franklin, disse: “Você ama a sua vida? Então cuide se com seu tempo, pois ele é a matéria prima da vida.” O grande desafio para qualquer pessoa que deseja alcançar a excelência em tudo o que faz, é administrar o seu tempo da forma mais eficiente possivel. É uma tarefa árdua que 95% das pessoas não sabem, não entendem, e pior: a maioria não quer.
O que muitos não sabem, é que a administração do tempo tem mais a ver em não deixar o tempo lhe possuir e sim você ficar no comando do tempo. A pessoa pode até não acreditar em Deus, mas Ele deu 24 horas por dia para cada um de nós independente se temos pele negra, branca, se somos ricos, pobres, honestos ou desonestos, o certo é que o tempo é igual para todos. Use bem o seu tempo.
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”, diz Eclesiastes 3.1.
O tempo é o recurso, o bem disponível mais precioso que possuímos. Desde o momento em que nascemos, começa uma corrida pessoal contra o tempo. O tempo que perdemos nunca mais será reposto. A maneira como usamos o nosso tempo determina o nosso sucesso ou fracasso. Quem sabe você o desperdiçou ontem e pode desperdiçá-lo hoje! O tempo do amanhã não foi desperdiçado porque não chegou. Planeje usar este tempo de maneira que você alcance sucesso em todas as áreas de sua vida.

Soluções Práticas Para Administrar melhor o Tempo

1.
Planeje o seu tempo.
Muitas pessoas não sabem que, toda hora aplicada em planejamento eficiente poupa três ou quatro na execução e produz melhores resultados. Planejar o tempo é ser mais eficiente na produção e poupar energia e tempo. Líderes que sabem planejar o seu tempo estabelecem metas anuais, mensais, semanais e diárias. Controlam diariamente as atividades realizadas e os resultados alcançados, programam suas tarefas e atividades da semana e do dia em função dessas metas. Identificam as atividades que levam aos resultados e concentram-se nelas, fazem as coisas em ordem de prioridade, sabem onde seu tempo é realmente empregado. Estabelecem data e hora para início e fim de cada atividade. Por isso eles são líderes bem sucedidos.

2.
Faça a diferença entre o urgente e o importante.
Não perca tempo com aquilo que não vale a pena. Quando o apóstolo Paulo escreveu para o jovem líder Timóteo, ele o alertou quanto a esse perigo (2 Tm 2). Você já ouviu o pensamento que diz: “Não gaste 10 reais de tempo numa decisão que não vale 10 centavos”.
Em 1972, na Flórida, um avião teve uma pane ao decolar. Segundo algumas reportagens, a caixa preta revelou que o piloto e o co-piloto estavam tentando consertar uma luz indicativa de mal funcionamento, quando, literalmente voaram com o avião contra o chão. Eles estavam fazendo algo que poderia ser urgente, mas não importante naquele momento.
Existe um velho ditado entre os pilotos: “O principal é fazer o avião voar”. Devote o seu tempo para as coisas mais importantes. Delegue o restante.

3.
Não perca tempo com bajuladores.
Jesus não aceitava elogios de bajuladores, basta ver a maneira como ele tratou com o jovem rico (Mt 15.8) e com o escriba e filósofo Nicodemos em João 3.
Tenho por hábito a cada final de dia, fazer um balanço para saber como usei o meu tempo. Pergunto para mim mesmo: O que plantei e colhi no dia de hoje? Que tipo de investimento fiz? O que li e ouvi teve alguma utilidade? Usei bem o meu tempo neste dia? O líder que usa seu tempo de forma sábia constrói muito em poucas horas.

4.
Não procrastine.
Adiar um compromisso só prolonga o tempo em que ficamos preocupados e aumenta a energia que gastamos com o problema: o melhor é resolvê-lo assim que aparece.

5.
Aprender a dizer “não” de uma forma educada e assertiva.
O desejo de agradar a todos é uma das causas porque muitos líderes não conseguem administrar o seu tempo a fim de produzir mais e com maior qualidade. Saber dizer “não” sempre que necessário é um dos pontos chaves para a boa administração do tempo.

6.
Concentre-se:
Vivemos em um mundo onde o avanço tecnológico e a facilidade dos meios de comunicação podem roubar o nosso tempo de uma forma sutil, desviando nossa mente do foco principal. MSN, Orkut, e-mail, celular, etc., podem consumir o tempo do líder impedindo-o de ser mais produtivo. É necessário estar sempre muito vigilante e ser disciplinado no uso destes meios de comunicação. Cuidado para não perder a concentração em função do uso indisciplinado de todas as ferramentas que a tecnologia oferece.
7.
Elimine tempo não produtivo.
Homens de sucesso sempre se ocupam enquanto esperam. O tempo sempre tem que ser produtivo, seja em que área for. Um dia eu perguntei para um amigo escritor, como ele conseguia escrever tantos livros de excelente qualidade no conteúdo. O que ele respondeu: eu não tenho celular. Achei interessante, a sua resposta, porque na verdade existem coisas que nos faz usar o tempo de forma improdutiva. Elimine desperdiçadores de tempo.

8.
Divida o trabalho.
Não deixe tarefas difíceis para a última hora. Se a atividade exigir muito tempo, você pode ir matando-a aos poucos, dedicando alguns minutos por dia. Um dos segredos das pessoas que administram bem o seu tempo é organização e planejamento.
9.
Um tempo para você.
O lazer despreocupado é importante e torna as horas de trabalho mais produtivas. Não o deixe de lado. O exercício da liderança, seja na igreja ou em uma empresa, exige muito do líder; por isso é necessário reservar tempo para com esta finalidade – lazer.

Erros e Falhas na Administração do Tempo

1. Excesso de tempo em conversações;
2. Consolidação insuficiente de conclusões;
3. Sou o dono do meu tempo. Ele só depende de mim;
4. O subordinado sempre pode me esperar;
5. Nunca vou me tornar escravo do relógio;
6. Não vejo diferença entre o urgente "para ontem" e o importante;
7. Eu faço o tempo: os outros devem fazer o seu tempo, em função do meu;
8. Pela posição que ocupo, não preciso dar satisfação do meu tempo para ninguém;
9. Pelo meu grau de responsabilidade perante a igreja ou empresa, não tenho condições de planejar o meu tempo.

Causas do Desperdício do Tempo
Falta de:

1. Planejamento;
2. Informações eficientes;
3. Disciplina no cumprimento da agenda;
4. Definição clara de objetivos na execução das tarefas;
5. Delegação;
2. Compromisso com os resultados;
1. Menosprezo ou ênfase inadequada em certas atividades;
2. Indefinição de prioridades e cobrança incompleta e descontínua;
3. Fragmentação e superficialidade;
4. Excesso de reuniões e burocracia interna;
5. Indefinição de prioridades;
6. Incapacidade de dizer "não";
7. Má utilização dos recursos (telefone, fax, xerox, computador);
8. Centralização de poder;
9. Execução de serviço particular, em horário de trabalho na organização;
10. Resistências às mudanças.
Se o tempo é a moeda de maior valor que possuímos, devemos levar muito a sério a sua administração. Lembre-se: a diferença entre um homem de sucesso e aquele que nunca saiu da mediocridade, é a forma como os dois administram o seu tempo.

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