Rádio Líder Gospel

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O brilho de tornar-se um líder



O brilho de qualquer bom líder é, justamente,conseguir uniras grandes habilidades de cada membro e elevar a auto-estima de todos, para quesatisfação, felicidade e qualidade de vida sejam os pilares centrais docotidiano.


Quantas vezes você já não ouviu inúmeras pessoas clamaremsobre a importância do líder dentro das empresas? Sem dúvida ela é crucial.Empresas sem bons líderes dispersam-se na busca de seus objetivos, fazendo comque suas metas expirem.

O problema é que, nem sempre, as organizações têm líderespreparados. Muita gente é promovida sem treinamento e experiência e acabagerando um nível de estresse em todos os membros da equipe. Isso porque,tornar-se difícil remar na mesma direção. É preciso entender que para ser umlíder, antes de qualquer coisa, é necessário entender de gente. Não háescapatória, empresas são construídas por pessoas e não por máquinas. Aprincípio, recursos tecnológicos todos têm, mas a principal vantagemcompetitiva é o valor que cada um de nós pode agregar à organização, ao seutrabalho e à comunidade. Por isso, insisto que o líder é um profissional capazde destacar e "retirar" as melhores qualidades de cada indivíduo etransformá-las em resultados.

Simples? Nem tanto, se fosse assim, teríamos um mercadosaturado de profissionais imperdíveis. Por que é tão complicado encontrarexcelentes líderes? Porque, quase sempre, não formam equipes independentes ecriativas. O brilho de qualquer bom líder é, justamente, conseguir unir asgrandes habilidades de cada membro e elevar a autoestima de todos, para quesatisfação, felicidade e qualidade de vida sejam os pilares centrais docotidiano.

O que faz, então, de um líder especial?

1- Conhecer o negócio da empresa

Quando o líder conhece as metas, desafios, fragilidades e ospontos fortes da empresa, pode criar na equipe a consciência da necessidade davitória e, por isso, o comprometimento com a mudança. Assim, conhecer o negócioda empresa significa ter competência para intuir, imaginar, farejar novosnegócios e também os obstáculos que irão aparecer no meio do caminho. Olíder-campeão sabe do que as pessoas vão precisar, antes que elas mesmassaibam. Suas palavras motivam pelos fatos, suas idéias são baseadas narealidade, as hipóteses fazem parte das reflexões e suas ações são alinhadascom a organização.

2- Administrar o presente enquanto cria o futuro

O verdadeiro líder sabe que o barco não pode parar paraconstruir o futuro. Por isso, trabalha sintonizado com as três dimensões dotempo: o passado, para não repetir erros já cometidos; o presente, porque énessa dimensão do tempo que as ações acontecem; e principalmente, o futuro,pois sabe que nele se encontram todas as ameaças e oportunidades.

Assim, o líder-campeão administra a evolução de sua empresae, ao mesmo tempo, cria a solidez necessária para realizar a revolução quelevará o seu negócio ao pódio! Sabe identificar problemas não previstos,decodificar os emergentes, corrigir os já existentes e analisar o desempenho daequipe, não perdendo de vista os objetivos a serem alcançados (respeita oplanejamento).

3- Transformar ameaças em oportunidades

O líder-campeão tem a capacidade de dar o salto no escuro.Enquanto as pessoas se sentem perdidas diante dos obstáculos, ele sabe criarnovas oportunidades. Quando os outros dizem que não há solução, ele fica aindamais estimulado a utilizar a sua criatividade para inventar uma nova maneira devencer o desafio. O campeão se alimenta dos desafios que encontra pela frente,porque não tem medo do desconhecido.

Quando eu era criança, morava em Santos e, sempre que podia,assistia aos treinos do maravilhoso Santos de Pelé. Havia um detalhe dotreinamento que chamava muito a minha atenção: Pelé era sempre o último a sair.Depois que os outros iam embora, ele continuava treinando cobrança de faltas,cabeceio, e eu não conseguia entender por que ele agia assim se já eraconsiderado o melhor jogador do mundo. Muitos anos depois, entendi: ele era omelhor do mundo justamente porque fazia aquilo.

4- Criar paixão por resultados

O líder-campeão sabe que a empresa cresce com os bonsresultados. Sabe que a sua equipe vai aumentar a autoestima à medida queconseguir o aprimoramento da sua performance. Atua em relação aos colaboradoresda mesma forma que o treinador de um time de atletas olímpicos, ou seja,estimulando todos a superar os próprios limites.

Para o campeão, a palavra “empregado” está fora de moda, elequer pessoas que colaborem, vibrem com o trabalho, parceiros, gente que tenhapaixão por vitórias. O seu negócio é produzir resultados a partir de sereshumanos motivados, porque são eles que fazem a imagem da empresa. Para motivarseus colaboradores e criar a chamada paixão por resultados, os campeões propõemtreinamentos específicos, oferecem prêmios por resultados, aperfeiçoam ascondições de trabalho e conseguem a participação de todos!

5- Facilitar o aparecimento de novos líderes

Dentro de cada um de seus colaboradores existe,frequentemente adormecido, um campeão. O líder-campeão sabe ver as fortesárvores escondidas no cerne da semente. Onde os outros vêem mais um office-boy,ele consegue enxergar um futuro gerente.

O líder-campeão tem prazer em trabalhar com pessoascompetentes, por isso abre espaço para que os membros de sua equipe assumamresponsabilidades e sempre comemora o crescimento dos seus colaboradores.

Para uma empresa crescer, é necessário que os seuscolaboradores cresçam primeiro e isso só é possível a partir de um programa deevolução permanente. Empresas-campeãs são formadas por seres humanos campeões.São as pessoas conscientes, motivadas, treinadas, competentes e participantesque constroem cada uma das vitórias!

6- Criar equipes integradas e comprometidas

Um time não significa apenas a união de bons jogadores,assim como o casamento não é simplesmente a união de duas pessoas. Na empresa,assim como no casamento e nos esportes, todos precisam desempenhar muito bem oseu papel para obter o melhor resultado. A falha de um dos elementos da equipecompromete a imagem da organização. E a imagem de uma empresa geralmente écriada pelas pessoas de menor nível hierárquico. A camareira é talvez a maiorresponsável pela impressão que o cliente tem do hotel, assim como a aeromoça, ogarçom, a enfermeira e a recepcionista definem a imagem de suas empresas.

Os verdadeiros campeões sabem orientar e acompanhar o seutime, pois estão conscientes de que dependem dele para alcançar as maisimportantes vitórias.

7- Evoluir sempre

O problema não é o seu objetivo, mas sim a maneira como vocêprocura alcançá-lo. A sua vida muda quando você muda! Se você quer que os seusresultados mudem, você tem que mudar antes. A sua capacidade determina otamanho das suas conquistas. Por isso, o líder-campeão adora vitórias, não parareceber elogios, mas para conhecer a sua força.

Estar vivo é estar em permanente evolução! Por isso, deixe opassado para trás, seja ele feito de vitórias ou derrotas. No caso dasderrotas, o líder-campeão analisa seus erros, faz um novo projeto e tenta mudaros rumos de sua empresa. Quanto às vitórias, elas existem para seremcomemoradas, mas jamais devem estimular a acomodação, do tipo "Já ganheimesmo, agora posso descansar". O líder-campeão sabe que a concorrênciaestá sempre à espreita e subestimá-la é o primeiro passo para perder o lugar.Para fazer novas conquistas, é preciso deixar para trás as velhas, que já nãosão mais úteis.

Crescer é difícil, mas o campeão adora esse tipo detrabalho. Ele está sempre expandindo os seus horizontes, reavaliando suasatitudes e tem uma maneira quase poética de viver. Ele sabe que as melhoresconquistas são aquelas que trazem a paz de espírito, por isso preza mais asabedoria do que a genialidade.

Pronto, você já tem o mapa do tesouro completo em suas mãos.A partir deste momento, o compromisso é somente com você mesmo. Sempre quetiver uma meta muito difícil de realizar, lembre que a vida é a doce arte detransformar o impossível em realidade. Por isso, não permita que ninguémdestrua seus sonhos. Vá atrás deles, pois eles definirão o tamanho da sua vida.

Você já conhece os pontos fracos das empresas e os novosdesafios dos líderes, portanto, está consciente da caminhada. Como dizia opoeta: "Caminhante, não existe caminho. O caminho se faz ao caminhar".

0 comentários: